DISPNEIA (FALTA DE AR)



A dispneia é caracterizada pela dificuldade em respirar e uma sensação de que não tem ar suficiente em seus pulmões.

Controle da dispneia

Alguns cuidados ajudam a proporcionar alivio rápido da dispneia: 

Falta de ar é um efeito colateral comum a alguns tipos de doenças. Ela pode facilmente começar como um ciclo vicioso, em que o paciente sente falta de ar e inicia respirações rápidas e curtas na tentativa de respirar melhor. Estas respirações rápidas e curtas não são suficientes para aliviar este sintoma. Nesse momento é importante manter a calma, relaxar e quebrar o ciclo através de algumas técnicas. 

► Respiração controlada – comece respirando normalmente, contando os segundos que você leva para inspirar pelo nariz. Solte o ar (expire), com os lábios franzidos, duas vezes o número de segundos que você demorou para inspirar. Por exemplo, se você inspirou por três segundos, solte o ar durante seis segundos. Tente fazer um pequeno ruído assobiando enquanto expira. Não force o ar para fora. Expire de forma controlada através dos lábios. 

► Relaxamento – é importante relaxar, pois os músculos tensos utilizam oxigênio mais rapidamente do que os músculos relaxados. Gire os ombros algumas vezes, ou os encolha de cima a baixo. Você deve relaxar os ombros e os braços ao longo do dia. Preste atenção nas vezes em que está tenso para que você possa relaxar antes de sentir falta de ar. 

► Técnicas de visualização – encontre uma posição confortável e faça algumas respirações controladas. Comece a imaginar um cenário que o relaxa e acalma. Mantenha-se focado no ajuste: respirar e relaxar o corpo. Sinta a tensão deixar o seu corpo. 

► Coloque um ventilador ao lado da sua cama. 

► Oxigênio suplementar – oxigênio pode ajudar a gerenciar a falta de ar. A equipe de cuidados paliativos vai monitorar e fornecer o oxigênio adequado, quando necessário. Ter um ventilador no quarto e um sopro de ar em seu rosto pode ajudar. 

► Medicamentos – morfina e outros analgésicos auxiliam na diminuição da sensação de falta de ar da mesma forma que agem nos quadros de dor.


Voltar

Agende sua Consulta